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13. Editor de leiautes
Voltado para novos usuários, este capítulo fornece uma instrução para edição de Leiaute do SILAS e suas funções.

Neste capítulo uma breve explicação será apresentada sobre a organização dos dados usando as funções deste editor.

Ele permite o usuário customizar, criar ou editar documentos, páginas da web ou modelos de e-mail.
1.
Edição de documento
Menu configurações, acesse, Processo, na última aba de Documentos, editando o leiaute de cada um, ou então crie um novo Documento e edite na aba Leiaute.
2.
Edição de página do website
Menu configurações, acesse Website, ao listar as páginas, escolha uma pra editar, ou então crie uma nova.
3.
Edição de modelos de e-mail
Menu Ferramentas, acesse e-mails enviados, na aba modelos de E-mail, escolha um modelo e edite, ou então crie um novo.
4.
Editar listas de consultas
Ao configurar uma busca, na parte inferior do formulário, configura-se a apresentação dos resultados, é possível editar a tabela que irá listar os resultados da busca, porém será possível editar somente o leiaute da tabela.
5.
Editar leiautes para arquivos de importação.
(Fase de desenvolvimento)
6.
Integração com nota fiscal eletrônica.
(Fase de desenvolvimento)
As formas de acesso a edição de leiautes, poderão sofrer modificações de acordo com a parametrização atual do menu do usuário, pois cada ambiente é customizado de acordo com a necessidade de cada instituição.
13.1 Estrutura de dados árvore de itens
 
Aqui se apresenta a estruturação dos dados no estilo árvore.
Ao abrir o editor de leiautes no SILAS, ele deverá ter a seguinte tela.
Como mostrado na figura, a área indicada em:
1
Local da pré-visualização das alterações realizadas;
2
Área de seleção de item e conteúdo.
3
Local para exportar ou carregar um leiaute já exportado para o sistema.
É importante lembrar que é possível tanto exportar o leiaute criado, quanto importar o leiaute que foi recentemente criado. Essa prática pode facilitar a edição de leiautes, pois economiza tempo não necessitando elaborar leiautes iguais ou parecido para diversos documentos.
Depois de adicionar o item escolhido, uma gama de opções irá aparecer se o usuário colocar o cursor em cima do item apresentado no leiaute.
Estas opções vão permitir que o usuário edite o estilo ou o próprio item. Também permite que o usuário escolha se ele quer que um determinado item seja colocado antes ou depois de outro item ou se ele deseja remover o item escolhido.

13.2 Tipos de itens do Editor de Leiautes
Nesta seção serão descritos os itens usados no editor de Leiaute e como eles vão ficar. Os detalhes de sua configuração serão abordados na seção 13.3 .
13.2.1 Bloco
O item Bloco funciona como um bloco de notas, o texto escrito sempre apresentará o mesmo estilo e tamanho de forma corrida. O exemplo a seguir mostra a sua estruturação.

É muito utilizado para a formulação de e-mails e documentos.
13.2.2 Seção
O item Seção, diferentemente do item Bloco, apresenta seus dados em blocos situadas lado a lado.

Como mostrado na imagem abaixo, o usuário pode criar quantas seções ele desejar. As seções servem para que um texto possa ter tamanhos e estilos diferentes.
13.2.3 Rótulo
O item Rótulo é aplicado para rotular imagens, textos, códigos de barras, etc. é bastante utilizado na criação de formulários.
13.2.4 Arquivo
O item Arquivo permite que o usuário faça o upload de arquivos para agregar ao leiaute que está sendo executado.
Imagens
Comporta vários tipos de imagens. Ex.: JPEG, GIF, PNG, etc.
Outros
Aceita vários formatos, mas dependerá de certos complementos ou plug-ins usados no navegador para serem visualizados. Ex.: PDF, FLASH, etc.
13.2.5 Tabela
O item Tabela é usado com a intenção de apresentar informação tabulada, ou seja, usando linhas e colunas.
 
13.2.6 Bloco múltiplo
Este item permite ao usuário colocar outros itens dentro de um único bloco. O Bloco Múltiplo é utilizado quando é necessário montar texto com diferentes estilos dispostos horizontalmente.
13.2.7 Seção múltipla
Permite ao usuário adicionar vários itens horizontalmente, diferentemente do Bloco múltiplo que adiciona vários itens verticalmente.
13.2.8 Itens e Itens Numerados
Este item é usado para listar itens e é dividido em duas seções: Itens e Itens Numerados. Suas informações são apresentadas em caixas uma abaixo da outra.
  1. Itens numerados apresentam marcadores em forma de número antes do texto.
13.2.9 Conjunto
Possui a mesma função que o Bloco Múltiplo, permitindo ao usuário criar outros itens no interior do conjunto. A única diferença entre este item e Bloco Múltiplo é que este item permite que o usuário crie um título para o conjunto.
Título do Conjunto
Conjunto 1
13.2.10 Página anexa
Permite que o usuário adicione uma página para o documento. A página já deve estar cadastrada no sistema para que o usuário seja capaz de usar este item.
13.2.11 Quebra de linha
A Quebra de Linha é uma sequência de caracteres, significando o fim de uma linha de texto. A utilização deste item é marcada pela forma (QL) é necessária quando se deseja ter um espaçamento padrão entre os itens.
Resultado:
13.2.12 Formulários
Este item permite que o usuário crie formulários para os clientes ou os usuários do sistema possam preencher. Estes formulários podem ser usados somente quando se trata de edição do layout de páginas da web.
Formulário de acesso do cliente
Esta seção irá criar campos onde o cliente irá preencher com seu e-mail ou algum outro login específicos e senha para acessar o site.
Formulário de acesso do usuário
Esta seção irá criar campos onde o usuário poderá preencher com seu nome de usuário e senha para acessar o site.
A
Campo login
B
Campo senha
C
Captcha
D
Botão de submeter formulário
Formulário de contato
Esta seção permite ao usuário criar campos onde o visitante deve preencher com as informações necessárias para o site. Contudo, o Captcha não está disponível nesta seção.
vermelho
Campos de formulários personalizados
azul
Botão de submeter formulário
13.2.13 Código de barras
Este item permite ao usuário criar um código de barras.
Campos dinâmicos são campos nos quais o sistema busca as informações na base de dados. São marcados pelo uso de colchetes contendo informações que são sensíveis ao contexto que estão sendo utilizados.
Após a aplicação da edição o colchete e o nome do campo serão substituídos pela informação requerida.
13.3 Configuração detalhada do tipo de item
Para configurar mais detalhadamente cada item é necessário, ao adicioná-lo no leiaute, passar com o cursor no espaço que o item foi colocado no leiaute, assim irá aparecer o ícone 'lápis' basta clica-lo que então será direcionado a tela de configuração.
13.3.1 Bloco, Seção e Rótulo
Nesta tela o usuário poderá modificar as configurações do item.
1
Tipo de item
2
Posição na qual o item se encontra.
3
Permite que o usuário use pontuações no título do item.Pode ser usada em determinadas seções, como em um Bloco, Seção, Rótulo, Título de Conjunto e Item.
4
Campo para preenchimento do conteúdo do item.
Note que estes campos podem desaparecer de acordo com a natureza do tipo de item.
1
Tabela para customizar o que ocorrerá quando o usuário clicar no item
2
Opção para configurar o leiaute de uma nova tabela
3
Note que alguns campos poderão ser alterados de acordo com a escolha do usuário.
Ainda nesta tela de configurações, as opções que aparecerão caso o usuário escolha algo da opção 'Ao clicar'.

A
Customização para mostrar detalhes/lista em camada
B
Customização para abrir uma página previamente cadastrada no site
C
Customização para abrir uma página de um website externo.
D
Customização para rolar ao topa da página atual
E
Customização para visualizar a página em PDF
1
Tipo de modificar
2
Tabela com opções de campos à serem modificados
3
Tabela com opção de operador de modificação
4
Valor do campo
5
Tabela com as opções para mostrar ou ocultar o campo
 
Após as alterações serem salvas, uma nova tabela aparecerá para o usuário configurar a regra geral dos modificadores.
6
Opções para permitir que visitantes, usuários ou clientes visualizem o conteúdo desta página
Para que as informações sejam salvas, o usuário deve clicar no botão adicionar.
Permite que o usuário use pontuações no título do item.Pode ser usada em determinadas seções, como em um Bloco, Seção, Rótulo, Título de Conjunto e Item.
Este item permite ao usuário acessar outros conteúdos da web, clicando na palavra ou imagem realçada.
Este item permite que o usuário crie uma janela que aparecerá na tela atual se o usuário clicar no link desejado.
Esta seção permite ao usuário escrever a informação que deseja que a janela apresente. Irá depender do campo dinâmico escolhido. Se o objeto permite detalhar, o usuário poderá listar seus detalhes.
Neste caso, o objeto pode ser qualquer coisa, desde um artigo até uma reportagem.
Esta seção permitirá que o usuário escreva suas informações na forma de uma lista, tais como lista de referências, autores e revisores.
13.3.2 Arquivos
Contudo, existem alguns itens onde a tela de configuração detalhada difere um pouco da apresentada acima.

No item Arquivo, por exemplo, a tela de configuração fica apenas com a opção de upload do arquivo que será posto no leiaute.
Outros itens que mudam onde a tela de configuração difere é a Bloco Múltiplo e Seção Múltipla, Itens, Itens Numerados e Conjunto a possibilidade de adição de outros itens dentro dessas caixas múltiplas faz parecer muito com o próprio editor de leiautes.
13.3.5 Páginas Anexas
Para adicionar uma Página anexa ela já deve ter sido editada e constar salva dentro do sistema. Sua tela de configuração terá um campo indicando todas as páginas que já foram configuradas e salvas dentro do sistema, qualquer uma delas pode ser anexada ao novo leiaute que está sendo feito.
13.3.3 Itens que permitem adição de outros itens em sua edição (itens múltiplos)
Os itens referentes aos formulários como Formulário de Contato, Acesso do Cliente e Acesso do Usuário vão aparecer de forma parecida como o Bloco Múltiplo e Seção Múltipla, mas deve-se atentar que eles terão na edição dos leiautes itens únicos como Campo login, Campo senha, Botão submeter formulário, Captcha.
13.3.4 Tabela
Como mostrando antes, ao clicar na edição de um tabela o usuário será direcionado para a seguinte página.
Esta página permite que o usuário crie:
1
Opção para mostrar o cabeçalho da tabela
2
O usuário poderá escolher entre um cabeçalho customizado e um automático
3
Refere-se ao que irá ser adicionado à tabela
4
Local para definir estilo
5
Opção para mostrar o rodapé da tabela
6
Local para adicionar uma sub-lista
Se a escolha for para o conteúdo customizado irá abrir um campo onde pode-se fazer a configuração do rodapé manualmente.
Estilos padrões
Este item irá permitirá que o usuário decida o estilo da tabela incluindo os do cabeçalho e da célula.
A
Edição de estilo da Tabela
B
Edição do estilo do cabeçalho
C
Edição do estilo das células do resultado
Configuração da Célula
Permite o usuário anexar outra lista referente à informação do campo dinâmico escolhido do item que se está listando.

Após a edição da tabela o usuário pode ir para a edição da célula. A imagem abaixo mostra a página de edição de um célula.
Esta página permite que o usuário:
1
Área de modificação de posição e linha
2
Local para a criação de um rótulo para a coluna desejada. O usuário deve escolher a opção de mostrar na célula para que o nome criado seja visualizado.
3
Área onde o usuário pode acrescentar itens na célula
4
Local para incorporar estilo
5
Local que permite que o usuário decide se o cliente ou visitante terão permissão para ver a tabela atual
6
Área onde o usuário decide quais permissões serão visualizadas por usuários.
13.4 Estilos
Para poder fazer a edição dos estilos de cada item é necessário, ao adicioná-lo no leiaute, passar com o cursor no espaço que o item foi colocado no leiaute, assim irá aparecer o ícone 'lápis com letras azuis' basta clica-lo que então será direcionado a tela de configuração de estilo.
Esta seção é onde o usuário poderá editar o estilo do documento em que está trabalhando.
Como este editor possui uma gama de funcionalidades elevadas, para facilitar a explicação de cada item a explicação será fragmentada.
13.4.1 Exibição e Borda
A
Exibir a tabela em bloco ou em linha
B
Cor de fundo da página.
C
Define a largura da página.
D
Define a altura da página.
E
Define o espaço interno da página.
F
Define a margem da página.
G
Permite o item flutuar à esquerda ou à direita.
Caso o documento tenha um item existente, a tabela irá flutuar em relação ao item superior. Essa é a única maneira de colocar tabelas lado a lado. Diferentemente de outros itens que você pode aplicar o alinhamento à direita ou á esquerda do item superior, para aplicar o mesmo efeito às tabelas você deve flutuá-las.
A
Escolha da borda e largura da linha.
B
Escolha de estilo de linha de borda.
C
Define a cor da borda.
D
Define o arredondamento da borda.
E
Define o espaço entre as células.
F
Escolha da cor.
G
Escolha da posição.
É importante ressaltar que os itens E, F em vermelho e D em azul. O Espaçamento Interno, Margem e Arredondamento tem propriedade taquigrafia que define todas as propriedades destes elementos em uma declaração . Esta propriedade pode ter de um a quatro valores.

Exemplo:

Elemento: 10 (px)
10 px para os quatro lados.

Elemento: 10 20 (px)
10 px para o topo e base do item.
20 px para o lado direito e esquerdo do item.

Elemento: 10 20 30 (px)
10 px para o topo do item.
20 px pata o lado direito e esquerdo do item.
30 px para o base do item.

Margem e Espaço Interno: 10 20 30 40 (px)
10 px para o topo do item.
20 px para o lado direito do item.
30 px para o base do item.
40 px para o lado esquerdo do item.

Obs: O Arredondamento segue o mesmo raciocínio que os outros dois elementos, mas a sequência é 1° número é referente ao topo esquerdo, 2° é sobre o topo direito, 3° base direita e 4° base esquerda.
13.4.2 Fonte e Arquivos
A
Define a fonte.
B
Define a cor da fonte.
C
Define o estilo da fonte (Negrito, Itálico e Normal).
D
Define o alinhamento do texto.

A
Define a altura da linha.
B
Definição do sombreamento do texto.
C
Definição da cor do texto.
D
Definição da quebra do texto.
E
Escolha da linha do texto.
F
Escolha entre ter todo o texto com letras maiúsculas ou minúsculas.
G
Área para selecionar a imagem.
H
Define posição de fundo.

13.4.3 Incorporação de estilos
A
Opções de como proceder se o conteúdo transbordar na horizontal.
B
Opções de como proceder se o conteúdo transbordar na vertical.
C
Opções para repetir a imagem.
D
Opção para mudança de estilo quando for passado o cursor.
E
Tempo para a transição de estilo.
F
Opção para a escolha de um estilo pré-configurado.
G
Opções de configuração de edição.
Quando a opção 'Salvar definições como modelo para reutilização para modelos do processo atual' está ativada significa que as alterações que foram feitas podem ser salvas criando-se outro estilo para ser utilizado somente no módulo que esta nova alteração for salva, onde se tem a opção de escolha do nome desse novo estilo.
Já na opção 'Salvar definições como modelo para reutilização para modelos de todo o sistema' irá salvar este novo estilo em todo o sistema.
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