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4. Formulários

Aqui são configurados os campos que irão compor os formulários desejados pelo usuário, ou seja, a entrada de informações externas, que alimentam o banco de dados. Depois de inseridas no sistema, poderão ser utilizadas em outros locais.

Existem dois tipos de formulários:
1. Formulários de Cadastros: Conjunto de campos utilizados para colocar informações que identificam um Elemento.
2. Formulários de Execução: Conjunto de campos necessários para execução da tarefa atual ou registrar informações do que foi executado. Cada Etapa está associada a um Formulário.


Os Formulários podem conter três tipos de campos:
1. Campos nativos
2. Campos de cálculo
3. Campos adicionais

Onde configurar?
Configurações > Campos de Formulários >
ou
Cadastro > Campos de Formulários
4.1 Campos de cálculo

1
Nome do Campo de cálculo a ser buscado
2
Nome do Serviço/Produto a ser buscado
3
Filtro de busca para cálculos especiais (que possuem itens a mais, além do pacote normal de campos)
4
Filtro de busca para cálculos que compõem documentos
5
Nome do campo de cálculo
6
Unidade a ser utilizada no cálculo
7
Tipo de valor informado/calculado
8
Valor padrão utilizado no cálculo
9
Permite selecionar campos para preenchimento ao adicionar Itens
10
Botão para calcular fatores através de regressão linear/polinominal
11
Botão para validar cálculos
12
Botão para cadastro/edição de campos de cálculos agrupados.

Caso o usuário queira adicionar um campo, ele será direcionado à seguinte tela:


1
Código do campo, o valor desse campo deverá ser único para todo o Sistema
2
Nome do campo
3
Unidade de medida
4
Posição absoluta do campo
5
Opção para que o campo seja levado em consideração para compor a Conclusão dos Itens
6
Código para ser usado em integração com outros sistemas
7
Opção para configurar restrição de acesso por usuário
8
Permitir acesso do campo para clientes
9
Prazo atribuído ao item, quando o campo for selecionado individualmente (item 13)
10
Valor a adicionar ao item, quando o campo for selecionado individualmente (item 13)
11
Prazo atribuído ao item preferencial, quando o campo for selecionado individualmente (item 13)
12
Valor a adicionar ao item preferencial, quando o campo for selecionado individualmente (item 13)
13
Opção para selecionar individualmente campos de cálculos ao adicionar itens, o campo ficará disponível para preenchimento, independente do tipo de item escolhido



1
Tabela para restringir o tipo de item. O campo estará disponível para preenchimento somente para itens de tipos aqui vinculados.
2
Incluirá automaticamente todos os campos dependentes da fórmula, no tipo de item informado.
Nota: Para que as escolhas sejam salvas, o usuário deverá clicar no botão adicionar.
3
Tipo de entrada de valor: leitura do teclado do usuário ou calculado por fórmula.
4
Valor padrão do campo.
5
Tipo de valor do resultado.
6
Opção para escolha de precisão decimal.
7
Largura da coluna na tabela de entrada de valores.
8
Opção para forçar decimais. Ao digitar, a formatação ocorrerá automaticamente.
9 Informar o local físico onde esse campo é preenchido. Essa funcionalidade é obsoleta e será removida posteriormente.

Caso o usuário deseje fazer um cadastro rápido do campo de cálculo, ele pode clicar na área de cadastro de campos de cálculo agrupados que encontra-se no final da página inicial de Campos de Cálculo.

Ele será direcionado à seguinte tela:


1
Para que as escolhas sejam salvas, o usuário deverá clicar no botão adicionar.

4.1.2 Campo de cálculos específicos para cada tipo de item
Para facilitar a configuração de formulários, ao configurar o tipo de item também é possível associar os campos de cálculo, na aba Configurar Formulários


1
Tabela para adicionar os campos de cálculos que serão disponibilizados para preenchimento do tipo de item atual
2
Opção para adicionar também todos os campos dependentes da fórmula desse campo
3 Opção para escolher campos de cálculos individualmente ao adicionar o item
4.2 Campos adicionais
Na segunda aba da página de Campos de Formulário, o usuário encontrará a tela de Campos Adicionais.

Nesta tela o usuário poderá gerenciar/cadastrar/excluir campos de cálculos para qualquer tipo de elemento.


1
Nome do campo
2
Código do campo
3
Tipo do campo

Caso o usuário queira adicionar um campo, ele será direcionado à seguinte tela:


1
Tipo de entrada. Note que alguns campos podem desaparecer dependendo do tipo de entrada.
2
Estilo da célula.
3
Estilo do campo.
Nota: Para melhor entendimento e utilização da Edição de Estilo, visite o capítulo 13.2 - Editor de Leiaute.
4
Tipo de valor.
5
Valor padrão do campo.
6
Opção para calcular o valor do campo através de uma fórmula.
7
Adicionar campos que serão utilizados na fórmula.
Nota: Para que as escolhas sejam salvas, o usuário deverá clicar no botão adicionar.

4.2.1 Adicionando campos de outro Processo/Modulo
É possível adicionar campos de formulário já criados e utilizados em outros processos/módulos existentes no sistema. Após criados, os campos são sempre exportados para todos os módulos adicionais que o usuário criar. Serão sempre listados em "Campos de Formulário", na aba "Campos Adicionais".
Para isto, basta selecionar o campo desejado da listagem, como na imagem abaixo:

4.2.2 Campos adicionais para cadastros gerais
Na terceira aba da página de campos de formulário, o usuário encontrará a tela para Configurar Formulários.

Essa tela é dividida em duas situações:
1. Formulários de cadastro
2. Formulários de execução

Veremos agora a configuração de formulários de cadastros


1
Opções para a configuração do campo no formulário
A
Opção de Preenchimento
B
Opção para compor conclusão
C
Permissões para cliente/usuário
D
Opção para ordenar o campo no formulário em questão
Nota: Para que as escolhas sejam salvas, o usuário deverá clicar no botão adicionar.

4.2.3 Campos adicionais para formulários de execução de etapas

1
Opção de enviar a informação por e-mail. Essa opção é obsoleta, não está mais presente em novas versões.
2
Campos para adicionar um campo já existente ao formulário de execução da etapa informada
3
Cadastrar um novo campo e adicionar ao formulário
Nota: Para que as escolhas sejam salvas, o usuário deverá clicar no botão adicionar.


Também é possível configurar campos para formulário de execução diretamente na configuração da etapa


1
Número de colunas do formulário de execução.
2
Opção para mostrar todos os campos de cálculos. Se desmarcado, é possível adicionar individualmente.
3
Opção para mostrar a tabela de campos individuais em sentido vertical quando houver mais de um item.
4
Campo para adicionar um campo já existente ao formulário de execução atual.
5
Cadastrar um novo campo e associar ao formulário de execução atual.
Nota: Para que as escolhas sejam salvas, o usuário deverá clicar no botão adicionar.


4.2.4 Campos adicionais específicos para tipo cada tipo de item

1
Tabela para configurar o formulário de cadastro dos elementos
2
Tabela para configurar os formulários de configuração por etapa

4.3 Configurar campo no formulário
Ao editar qualquer associação de campos adicionais para formulários de execução de etapas, será apresentada a seguinte tela:



1
Nome do Campo
2
Tipo de formulário
3
Opção para compor conclusão do item
4
Posição do campo na região do formulário (permitido para apenas alguns formulários)
5
Ordenação do campo no formulário
6
Total de colunas do formulário
7
Colunas ocupadas pelo campo
8
Largura do campo, utilize unidade em px ou %
9
Número máximo de caracteres permitidos na digitação
10
Opções para o modo de entrada
11
Estilo da célula/campo
Nota: Para melhor entendimento e utilização da Edição de Estilo, visite o capítulo 13.2 - Editor de Leiaute.



1
Campo com opções de permissão do usuário
2
Campo com opções de permissão do cliente
3
Opção para ocultar célula se o campo for somente leitura e o valor estiver vazio
4
Opção para incluir o filtro principal na caixa de escolha. Opção obsoleta, será removida de novas versões
5
Opções relacionadas ao filtro adicional. Opção obsoleta, será removida de novas versões
6
Opção para preenchimento do valor exato do campo. Opção obsoleta, será removida de novas versões
7
Opção para ativar a validação do conteúdo do campo, após submissão do formulário
8
Campo destinado para o preenchimento de expressão regular
9
Campo destinado para o preenchimento de mensagem de erro, caso ocorra a falha na validação

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