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13. Editor de leiautes
Voltado para novos usuários, este capítulo fornece uma instrução para edição de Leiaute do SILAS e suas funções.

Neste capítulo uma breve explicação será apresentada sobre a organização dos dados usando as funções deste editor.

Ele permite o usuário customizar, criar ou editar documentos, páginas da web ou modelos de e-mail.
1.
Edição de documento
Menu configurações, acesse, Processo, na última aba de Documentos, editando o leiaute de cada um, ou então crie um novo Documento e edite na aba Leiaute.
2.
Edição de página do website
Menu configurações, acesse Website, ao listar as páginas, escolha uma pra editar, ou então crie uma nova.
3.
Edição de modelos de e-mail
Menu Ferramentas, acesse e-mails enviados, na aba modelos de E-mail, escolha um modelo e edite, ou então crie um novo.
4.
Editar listas de consultas
Ao configurar uma busca, na parte inferior do formulário, configura-se a apresentação dos resultados, é possível editar a tabela que irá listar os resultados da busca, porém será possível editar somente o leiaute da tabela.
5.
Editar leiautes para arquivos de importação.
(Fase de desenvolvimento)
6.
Integração com nota fiscal eletrônica.
(Fase de desenvolvimento)
As formas de acesso a edição de leiautes, poderão sofrer modificações de acordo com a parametrização atual do menu do usuário, pois cada ambiente é customizado de acordo com a necessidade de cada instituição.
A. Estrutura de dados árvore de itens
 
Aqui se apresenta a estruturação dos dados no estilo árvore.
Ao abrir o editor de leiautes no SILAS, ele deverá ter a seguinte tela.
Como mostrado na figura, a área indicada em:
1
Local da pré-visualização das alterações realizadas;
2
Área de seleção de item e conteúdo.
3
Local para exportar ou carregar um leiaute já exportado para o sistema.
É importante lembrar que é possível tanto exportar o leiaute que acabou de ser criado, quanto importar o leiaute já feito salvo dentro. Essa prática pode facilitar a edição de leiautes, pois economiza tempo não necessitando elaborar leiautes iguais ou parecido para diversos documentos.
Depois de adicionar o item escolhido, uma gama de opções irá aparecer se o usuário colocar o cursor em cima do item apresentado no leiaute.
Estas opções vão permitir que o usuário edite o estilo ou o próprio item. Também permite que o usuário escolha se ele quer que um determinado item seja colocado antes ou depois de outro item ou se ele deseja remover o item escolhido.

Tipos de itens do Editor de Leiautes
Nesta seção serão descritos os itens usados no editor de Leiaute e como eles vão ficar. Os detalhes de sua configuração serão abordados na seção B.
1. Bloco
O item Bloco funciona como um bloco de notas, o texto escrito sempre apresentará o mesmo estilo e tamanho de forma corrida. O exemplo a seguir mostra a sua estruturação.

É muito utilizado para a formulação de e-mails e documentos.
2. Seção
O item Seção, diferentemente do item Bloco, apresenta seus dados em blocos situadas lado a lado.

Como mostrado na imagem abaixo, o usuário pode criar quantas seções ele desejar. As seções servem para que um texto possa ter tamanhos e estilos diferentes.
3. Rótulo
O item Rótulo é aplicado para rotular imagens, textos, códigos de barras, etc. é bastante utilizado na criação de formulários.
4. Arquivo
O item Arquivo permite que o usuário faça o upload de arquivos para agregar ao leiaute que está sendo executado.
Imagens
Comporta vários tipos de imagens. Ex.: JPEG, GIF, PNG, etc.
Outros
Aceita vários formatos, mas dependerá de certos complementos ou plug-ins usados no navegador para serem visualizados. Ex.: PDF, FLASH, etc.
 
5. Bloco múltiplo
Este item permite ao usuário colocar outros itens dentro de um único bloco. O Bloco Múltiplo é utilizado quando é necessário montar texto com diferentes estilos dispostos verticalmente.
6. Seção múltipla
Permite ao usuário adicionar vários itens horizontalmente, diferentemente do Bloco múltiplo que adiciona vários itens verticalmente.
7. Itens e Itens Numerados
Este item é usado para listar itens e é dividido em duas seções: Itens e Itens Numerados. Suas informações são apresentadas em caixas uma abaixo da outra.
  1. Itens numerados apresentam marcadores em forma de número antes do texto.
8. Conjunto
Possui a mesma função que o Bloco Múltiplo, permitindo ao usuário criar outros itens no interior do conjunto. A única diferença entre este item e Bloco Múltiplo é que este item permite que o usuário crie um título para o conjunto.
Título do Conjunto
Conjunto 1
9. Página anexa
Permite que o usuário adicione uma página para o documento. A página já deve estar cadastrada no sistema para que o usuário seja capaz de usar este item.
10. Código de barras
Este item permite ao usuário criar um código de barras.
Campos dinâmicos são campos nos quais o sistema busca as informações na base de dados. São marcados pelo uso de colchetes contendo informações que são sensíveis ao contexto que estão sendo utilizados.
Após a aplicação da edição o colchete e o nome do campo serão substituídos pela informação requerida.
11. Quebra de linha
A Quebra de Linha é uma sequência de caracteres, significando o fim de uma linha de texto. A utilização deste item é marcada pela forma (QL) é necessária quando se deseja ter um espaçamento padrão entre os itens.
Resultado:
12. Formulários
Este item permite que o usuário crie formulários para os clientes ou os usuários do sistema possam preencher. Estes formulários podem ser usados somente quando se trata de edição do layout de páginas da web.
Formulário de acesso do cliente
Esta seção irá criar campos onde o cliente irá preencher com seu e-mail ou algum outro login específicos e senha para acessar o site.
Formulário de acesso do usuário
Esta seção irá criar campos onde o usuário poderá preencher com seu nome de usuário e senha para acessar o site.
A
Campo login
B
Campo senha
C
Captcha
D
Botão de submeter formulário
Formulário de contato
Esta seção permite ao usuário criar campos onde o visitante deve preencher com as informações necessárias para o site. Contudo, o Captcha não está disponível nesta seção.
vermelho
Campos de formulários personalizados
azul
Botão de submeter formulário
13. Tabela
O item Tabela é usado com a intenção de apresentar informação tabulada, ou seja, usando linhas e colunas.
Para aprender como fazer a configuração mais detalhada desses itens do leiaute basta ir para a próxima seção. Localizada aqui.
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